Faleceu o Cardeal Monsengwo, Arcebispo emérito de Kinshasa

  • 12/07/2021
  • 0 Comentário(s)

Faleceu o Cardeal Monsengwo, Arcebispo emérito de Kinshasa
Faleceu aos 82 anos o cardeal Laurent Monsengwo que fazia parte do Conselho dos Cardeais escolhido por Francisco em 2013. "A paz anda de mãos dadas com a justiça, a justiça com o direito e o direito com a verdade", são palavras que definem sua luta na defesa dos direitos das pessoas e na denuncia à violência na África.

Vatican News

O Arcebispo de Kinshasa, o Cardeal Fridolin Ambongo, comunicou com pesar a morte do Cardeal Laurent Monsengwo, ocorrida neste domingo, 11 de julho de 2021, em Versalhes na França. No comunicado pediu também orações para o descanso eterno com Deus a quem ele amou e serviu. O Cardeal Fridolin apresentou também suas condolências aos familiares do cardeal e a todos que sofrem com a sua partida garantindo suas orações.

O Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo Metropolitano Emérito de Kinshasa (República Democrática do Congo), nasceu em Mongobele, na província de Bandundu e diocese de Inongo, em 7 de outubro de 1939. Foi ordenado sacerdote em Roma em 21 de dezembro de 1963.

Defender direito das pessoas e denunciar violências

Sempre levantou sua voz para defender os direitos das pessoas e denunciar a violência, apelando e propondo soluções compartilhadas para conflitos armados e econômicos, com base no direito internacional. Promoveu iniciativas de diálogo e reconciliação, tomando partido para pôr fim às hostilidades e trazer todos de volta à mesa de negociações. Nunca escondeu os problemas sociais e políticos mais difíceis e as tentativas de explorar e marginalizar a África, propondo uma visão global das questões que afetam o continente. "A paz anda de mãos dadas com a justiça, a justiça com o direito e o direito com a verdade", assim afirmou no segundo Sínodo Africano, em outubro de 2009.

Em 6 de dezembro de 2007 Bento XVI o nomeou Arcebispo de Kinshasa e no Consistório de 20 de novembro de 2010 foi nomeado cardeal. Participou do conclave de março de 2013 que elegeu o Papa Francisco e em 13 de abril de 2013, foi nomeado Membro do Conselho dos Cardeais para ajudá-lo no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana.

Era membro das Congregações para a Educação Católica; para a Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho para a Cultura


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Eu escolho Deus

Waguinho

top2
2. Lugar Secreto

Alander

top3
3. Nova Manhã

Thiago Brado

top4
4. Boa mãe Maria

Wilson Rocha

top5
5. Honra e Prazer

Giovani Santos

top6
6. Deus é fiel

Banda Dominus

top7
7. Banquete

Fraternidade São João Paulo II

top8
8. Xodó de Mamãe

Filhos de Lourdes

top9
9. Perfeição

João Marcelo

top10
10. Jejum do celular

Hélio Ferreira e forró abençoado


Anunciantes